Jovem Pan > Notícias > Mundo > Trump pode aceitar avião de luxo do Catar como novo Air Force One

Constituição dos EUA proíbe autoridades de aceitarem presentes de governos estrangeiros sem aprovação do Congresso, mas Departamento de Justiça justifica que doação seria destinada à Força Aérea

  • Por Jovem Pan
  • 11/05/2025 19h06 – Atualizado em 11/05/2025 19h16

Brendan Smialowski/AFP

Modelo seria usado para substituir os atuais Boeing 747-200B, em operação desde 1990

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pode receber um avião de luxo da família real do Catar para uso como o novo Air Force One. A informação foi divulgada neste domingo (11) por veículos de imprensa americanos, como a ABC News. A aeronave é um Boeing 747-800 avaliado em cerca de US$ 400 milhões (cerca de R$ 2,26 bilhões) e foi descrita pela emissora como um “palácio no céu”. Segundo fontes ouvidas pela ABC, o anúncio da possível doação deve ocorrer durante a viagem de Trump ao Oriente Médio nesta semana, que inclui uma passagem pelo Catar.

O modelo seria usado para substituir os atuais Boeing 747-200B em operação desde 1990, considerados defasados e caros de manter. Ainda de acordo com a ABC, o plano da administração Trump é que o jato continue à disposição mesmo após o fim do mandato, com a transferência da propriedade da aeronave da Força Aérea dos EUA para uma futura fundação presidencial do republicano.

A possível doação levanta dúvidas jurídicas, já que a Constituição dos EUA proíbe autoridades de aceitarem presentes de governos estrangeiros sem aprovação do Congresso. No entanto, o Departamento de Justiça avalia que não haveria ilegalidade, pois a doação seria destinada à Força Aérea, e não a Trump como pessoa física.

Apesar das reportagens, o governo do Catar afirmou que a informação está incorreta. Em comunicado, o porta-voz da embaixada do país em Washington, Ali al Ansari, disse que a possível transferência do avião está sendo discutida entre os Ministérios da Defesa dos dois países, mas nenhuma decisão foi tomada até o momento.

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

A Casa Branca não se pronunciou. A Boeing, fabricante da aeronave, enfrenta atrasos na entrega de dois aviões encomendados para uso presidencial, o que tem gerado críticas de Trump. Em fevereiro, ele sugeriu que o novo Air Force One poderia vir “de outro país”. Segundo o Wall Street Journal, a empresa americana L3Harris já foi contratada para adaptar o avião do Catar aos padrões de segurança, comunicação e atendimento médico exigidos pela presidência dos Estados Unidos.

*Com informações da AFP
Publicado por Felipe Cerqueira

  • Tags:
  • Air Force One, catar, Donald Trump

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.

Torne-se um assinante >