Jovem Pan > Notícias > Economia > Aneel anuncia bandeira tarifária amarela e aumento nas contas de energia em maio

Decisão foi motivada pela diminuição das chuvas e pela deterioração das previsões relacionadas à geração de energia hidrelétrica

  • Por da Redação
  • 25/04/2025 21h39

Joédson Alves/Agência Brasil

A bandeira amarela sinaliza que os custos de geração estão acima do normal

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), responsável pela regulação do setor elétrico no Brasil, anunciou nesta sexta-feira (25) que a bandeira tarifária amarela será aplicada nas contas de energia a partir de maio. Essa alteração acarretará um acréscimo de R$ 1,885 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. A decisão foi motivada pela diminuição das chuvas e pela deterioração das previsões relacionadas à geração de energia hidrelétrica. “Com o fim do período chuvoso, a previsão de geração de energia proveniente de hidrelétrica piorou, o que nos próximos meses poderá demandar maior acionamento de usinas termelétricas, que possuem energia mais cara”, explicou a Aneel.

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

O sistema de bandeiras tarifárias, que foi implementado em 2015, tem como objetivo refletir as variações nos custos de geração de energia elétrica. As bandeiras indicam as condições do Sistema Interligado Nacional (SIN) e ajudam a informar os usuários sobre os custos associados à produção de eletricidade em diferentes períodos.

A bandeira amarela, em particular, sinaliza que os custos de geração estão acima do normal, exigindo atenção dos consumidores. Essa medida é uma resposta às condições climáticas adversas que afetam a capacidade de geração hidrelétrica, uma das principais fontes de energia do Brasil.

Publicado por Nátaly Tenório

*Reportagem produzida com auxílio de IA

  • Tags:
  • aneel, bandeira amarela, energia hidrelétrica

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.

Torne-se um assinante >