A Sexta-feira Santa é feriado em todo o país, enquanto o domingo de Páscoa não, mas muitas categorias estabelecem acordos para folgar; em 2025, o domingo de Páscoa emendou com 21 de abril, dia de Tiradentes
- Por Jovem Pan
- 16/04/2025 21h50 – Atualizado em 16/04/2025 22h12
RODNEY COSTA/ZIMEL PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
A Semana Santa começou no domingo anterior à Páscoa – neste ano, em 13 de abril -, que é chamado Domingo de Ramos
A Páscoa é a mais importante celebração cristã e ocorre sempre em um domingo, mas o dia varia, conforme um cálculo feito pela Igreja Católica. Neste ano ela será celebrada em 20 de abril. A partir da Páscoa são definidas outras duas datas variáveis: do Carnaval e de Corpus Christi, outra celebração cristã.
No ano 325, no concílio de Nicea, a Igreja Católica estabeleceu que a Páscoa seria sempre comemorada no primeiro domingo após a primeira lua cheia que ocorre depois do equinócio que marca o início do outono no Brasil e em todo o hemisfério sul e da primavera no hemisfério norte.
A Semana Santa começou no domingo anterior à Páscoa – neste ano, em 13 de abril -, que é chamado Domingo de Ramos. Para os cristãos, foi nesse dia que Jesus Cristo chegou à cidade de Jerusalém, onde cinco dias depois seria morto na cruz. Entre os católicos, tradicionalmente são distribuídos ramos de palmeira, oliveira ou salgueiro durante os encontros religiosos.
A segunda, a terça, a quarta e a quinta-feira da Semana Santa também celebram momentos vividos por Jesus em Jerusalém. A Sexta-feira Santa (neste ano, em 18 de abril) é a data da morte de Cristo, crucificado. Seguem-se o Sábado de Aleluia, em que os cristãos aguardam a ressurreição de Cristo, e o Domingo de Páscoa, quando se comemora a ressurreição do líder religioso.
No Brasil, a Sexta-feira Santa é feriado nacional. O domingo de Páscoa não é feriado, mas muitas categorias estabelecem acordos para folgar nessa data. Neste ano, o domingo de Páscoa emendou com um feriado nacional: 21 de abril, segunda-feira, é dia de Tiradentes, o que proporcionou um feriado prolongado de sexta a segunda.
Em alguns municípios e Estados, como o Rio de Janeiro, o dia 23 de abril também é feriado, em função do Dia de São Jorge. Nesses lugares, quem conseguir emendar a terça-feira terá um feriadão prolongado, de sexta a quarta-feira.
*Com informações do Estadão Conteúdo
Publicado por Carolina Ferreira
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.