Lar Região Rússia reivindica avanços em nova região da Ucrânia

Rússia reivindica avanços em nova região da Ucrânia

por Jovem Pan
0 comentários
russia-reivindica-avancos-em-nova-regiao-da-ucrania

Em Sumy, o Ministério da Defesa russo anunciou a captura da pequena localidade de Novenke, na fronteira com a região russa de Kursk

Serviço de Emergência da Ucrânia/ AFP

A captura de Novenke marca a primeira vez que a Rússia toma uma localidade em Sumy desde a retirada

A Rússia reivindicou, neste domingo (9), a captura de uma localidade na região de Sumy, na Ucrânia, pela primeira vez desde o início do conflito em 2022, enquanto soldados ucranianos lutam na região vizinha de Kursk, na Rússia. A Ucrânia controla uma pequena parte desta região russa desde que lançou uma ofensiva em meados de 2022. O objetivo é usar essas conquistas como moeda de troca em futuras negociações de paz.

As delegações ucraniana e americana se reunirão na Arábia Saudita na terça-feira, depois que Washington congelou nesta semana sua ajuda militar a Kiev e sua troca de informações. A Ucrânia está em uma posição delicada tanto na frente diplomática, criticada pelo presidente dos EUA, Donald Trump, quanto na frente militar.

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Em Sumy, o Ministério da Defesa russo anunciou a captura da pequena localidade de Novenke, na fronteira com a região russa de Kursk. Sumy foi parcialmente ocupada no início da invasão russa há três anos, mas as tropas russas se retiraram no início de 2022. A captura de Novenke marca a primeira vez que a Rússia toma uma localidade em Sumy desde a retirada. O presidente russo, Vladimir Putin, disse em fevereiro que suas forças entraram na Ucrânia pela região de Kursk, o que Kiev chamou de “mentira”.

Retrocesso ucraniano em Kursk 

Os soldados ucranianos estão em dificuldades na região de Kursk. O vilarejo de Novenke está localizado cerca de 10 quilômetros a oeste de Sodya, a principal cidade controlada por Kiev em Kursk. A Rússia declarou mais tarde neste domingo que retomou mais três novas localidades da sua região de Kursk do exército ucraniano, cujas posições na área se deterioraram rapidamente nos últimos dias.

O ministério russo da Defesa indicou em um comunicado que recuperou as vilas de Malaia Loknia, Cherkaskoie Porechnoie e Kositsa, após reivindicar outros avanços neste fim de semana. Antes, neste domingo, a Rússia havia anunciado que recuperou o vilarejo de Lebedevka.

A Rússia já recapturou mais de dois terços do território inicialmente tomado pela Ucrânia em Kursk. Em fevereiro, a Ucrânia disse que ainda controlava cerca de 500 km2. Paralelamente, o Exército russo, mais bem armado e mais numeroso, continua avançando no leste da Ucrânia, apesar das pesadas perdas e em um ritmo mais lento do que no final do ano passado.

Neste domingo, reivindicou a tomada de outro vilarejo na região de Donetsk, Kostyantynopil, a 50 km da cidade de Donetsk, ocupada pela Rússia. As delegações ucraniana e americana devem viajar para a Arábia Saudita na terça-feira para uma reunião para definir “uma estrutura para um acordo de paz e um cessar-fogo inicial”, de acordo com Steve Witkoff, enviado dos EUA para o Oriente Médio.

A Ucrânia não deu mais detalhes sobre quais questões seriam abordadas. O país enviará uma equipe de altos funcionários, incluindo o chefe da administração presidencial e os ministros das Relações Exteriores e da Defesa.

Desde sua chegada à Casa Branca, o presidente americano fez uma reviravolta diplomática radical ao aproximar-se de Vladimir Putin e criticar o presidente ucraniano, Volodimir Zelensky. Trump diz que quer acabar com a guerra o mais rápido possível, mas Kiev teme ser forçada a grandes concessões territoriais.

*Com informações da AFP
Publicado por Carolina Ferreira

Postagens relacionadas

Quem Somos

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

RADAR DO BRASIL  @2025 – Todos direitos reservados.