Jovem Pan > Notícias > Educação > 80% dos professores de escola pública já presenciaram bullying em sala de aula, revela pesquisa

Estudo aponta a ausência  de política públicas eficazes para enfrentar essas questões e a urgência de promover um ambiente escolar mais harmonioso

  • Por da Redação
  • 05/05/2025 16h52 – Atualizado em 05/05/2025 17h02

Freepik

Dentre os 395 mil educadores entrevistados, metade relatou ter presenciado casos de discriminação

Uma pesquisa realizada pelo Ministério da Educação (MEC) revelou que a maioria dos professores de escolas públicas, cerca de 80%,  já testemunhou episódios de bullying em suas salas de aula. Dentre os 395 mil educadores entrevistados, metade relatou ter presenciado casos de discriminação. O estudo aponta a ausência  de política públicas eficazes para enfrentar essas questões e a urgência de promover um ambiente escolar mais harmonioso.

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Os dados mostram que apenas 23% dos docentes afirmaram que não houve registros de bullying em suas instituições. Em contrapartida, 59% indicaram que o problema ocorreu em poucas ocasiões, enquanto 16% relataram que isso aconteceu muitas vezes e 2% afirmaram que o bullying é uma constante. A situação é ainda mais alarmante no Distrito Federal, onde apenas 12% dos professores disseram não ter presenciado tais atos.

Além do bullying, a pesquisa também abordou a discriminação nas escolas. Quarenta e quatro por cento dos entrevistados mencionaram que esses casos ocorreram em poucas ocasiões, 7% relataram que isso aconteceu muitas vezes e 1% afirmou que a discriminação é uma realidade constante.

Publicado por Sarah Paula

*Reportagem produzida com auxílio de IA

  • Tags:
  • Bullying, MEC

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.

Torne-se um assinante >