Lar Educação 7 livros sobre cuidados com a saúde mental feminina

7 livros sobre cuidados com a saúde mental feminina

por EdiCase
0 comentários
7-livros-sobre-cuidados-com-a-saude-mental-feminina

A leitura pode ajudar a aliviar o fardo do dia a dia e trazer diversos ensinamentos Imagem: Ground Picture | Shutterstock

Envoltas em múltiplos papéis – como profissionais exemplares, amigas presentes, mães dedicadas e cuidadoras do lar –, as mulheres enfrentam uma pressão constante para atender às expectativas impostas, enquanto tentam manter o equilíbrio com suas próprias necessidades e desejos.

Esse cenário muitas vezes resulta em uma intensa autocobrança, que pode levar à exaustão emocional e aos sentimentos de inadequação, revelando os desafios de ser mulher em uma sociedade que ainda exige tanto.

Como driblar tudo isso em meio a uma rotina tão intensa? A literatura pode ajudar! Por isso, selecionamos sete obras de mulheres para mulheres, que vão acolher, incentivar a refletir sobre o próprio papel na sociedade e a buscar o bem-estar integral do corpo e mente. Confira!  

1. Felicidade – O caminho diário do ser ao servir

O livro ‘Felicidade – O caminho diário do ser ao servir’ traz exercícios práticos para ensinar as mulheres a ressignificarem momentos difíceis Imagem: Reprodução digital | Divulgação

Especialista em psicologia positiva, ciência do bem-estar e autorrealização, Juliana Rodermel Joaquim utiliza conceitos da neurociência para mostrar como o autoconhecimento, a resiliência e a prática do autocuidado podem ser ferramentas poderosas para o bem-estar integral das mulheres. 

A partir de muito estudo e experiências pessoais, como o diagnóstico de síndrome de Burnout, a autora desenvolveu este livro, com exercícios práticos diários, para que as mulheres aprendam a ressignificar momentos difíceis e crenças limitantes por meio do equilíbrio entre propósito e autenticidade.

2. Sra. Capa

O livro ‘Sra. Capa’ narra como as mulheres lidam com o luto Imagem: Reprodução digital | Divulgação

Narrada sob a perspectiva de uma filha que observa sua mãe como uma pessoa repleta de lutas, traumas e resiliência, este livro destaca como as mulheres lidam com o luto, a responsabilidade familiar e as pressões sociais que muitas vezes as sobrecarregam. Após esta narrativa virar tema de várias conversas em ONGs, a autora Fabiana C.O. decidiu adaptá-la para audiolivro com o objetivo de dialogar sobre saúde mental feminina com pessoas não letradas e com deficiência visual.

3. A fênix escarlate

A obra ‘A fênix escarlate’ reforça a importância da solidariedade e da cura emocional Imagem: Reprodução digital | Divulgação

Conectando aspectos da espiritualidade, resiliência e superação histórica das mulheres, a escritora e cientista social Angela Cruz narra a jornada de Blanca, uma personagem que conduz as leitoras a explorarem as energias e conhecimentos universais que habitam dentro de cada uma. Ao longo da narrativa, a autora destaca ainda a importância da solidariedade e da busca pela cura emocional e mental por meio do empoderamento e da união feminina.

4. Ave mãe / Nossos segredos

Em ‘Ave mãe / Nossos segredos’, a escritora utiliza a poesia para refletir sobre questões emocionais e psíquicas Imagem: Reprodução digital | UmLivro

Construídos no formato dois em um, os livros da escritora e professora Neusa Azevedo utilizam a poesia como veículo para refletir sobre questões emocionais e psíquicas das mulheres. Em ‘Ave mãe’, explora as memórias e a ausência da mãe falecida, destacando a saudade, o luto e a busca por sentido após uma perda. Já em ‘Segredos nossos’, reflete sobre os altos e baixos emocionais da vida, promovendo uma conexão entre o mundo interno e externo, reforçando a importância de lidar com os próprios medos e fragilidades.

5. Depois do depois

No livro ‘Depois do depois’, a autora explora a trajetória de uma mulher que está passando pelo divórcio Imagem: Reprodução digital | Trend Editora

O fim pode ser apenas o começo. Somos ensinados que o amor é eterno. Mas, e quando a união não dá certo? Podemos ser desacreditados ou julgados por causa disso? O que fazer para sair da zona de conforto e voltar a sonhar? Neste livro, a autora Mariah Morais explora a trajetória de uma mulher que, ao enfrentar o divórcio, embarca em um processo de autoconhecimento, reconstrução e resiliência. 

6. É tempo de florescer

Em ‘É tempo de florescer’, a autora usa as estações do ano como metáforas para as experiências humanas Imagem: Reprodução digital | Editora Vida

Ao utilizar as estações do ano como metáfora para as experiências humanas, Quézia Cádimo Fernandes inspira as leitoras a confiarem no tempo de Deus em todos os ciclos da vida. Neste lançamento, um dos mais vendidos de 2025 na categoria não-ficção, a pastora mostra que períodos de seca, escassez, frio e colheita fazem parte dos propósitos divinos, e encoraja as mulheres a firmarem as raízes em Jesus a fim de florescerem em meio às adversidades. 

O livro ‘Seja gentil com você’ mostra como criar hábitos de autocuidado e autocompaixão Imagem: Reprodução digital | Mundo Cristão

Para quem costuma se penalizar em excesso pelas frustrações do cotidiano, esse livro é urgente e necessário. Versada em temas da espiritualidade, Cindy Bunch defende que é possível aprender disciplinas que enfatizem a bondade, o autocuidado e a autocompaixão. A obra ajuda a leitora a prestar atenção nas próprias reações para identificar pensamentos negativos responsáveis pelas punições autoimpostas e desnecessárias.

Por Victória Gearini

Postagens relacionadas

Quem Somos

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

RADAR DO BRASIL  @2025 – Todos direitos reservados.