Lar Educação 5 benefícios da planta mil-folhas para a saúde e como usá-la

5 benefícios da planta mil-folhas para a saúde e como usá-la

por EdiCase
0 comentários
5-beneficios-da-planta-mil-folhas-para-a-saude-e-como-usa-la

A mil-folhas é muito apreciada por sua versatilidade culinária e propriedades medicinais Imagem: Kabar | Shutterstock)

A planta mil-folhas, também conhecida como Achillea millefolium, é originária da Europa e da Ásia, e amplamente cultivada em diversas regiões do mundo. Apreciada por seu sabor delicado e versatilidade, ela é muito popular na culinária, mas não é somente isso que a torna especial. A mil-folhas também é reconhecida por suas propriedades medicinais, que auxiliam em uma série de funções do organismo.

A seguir, conheça alguns dos principais benefícios da planta para a saúde e descubra como incluí-la no seu dia a dia!

1. Auxilia no tratamento de inflamações

A planta mil-folhas é bastante conhecida por suas propriedades anti-inflamatórias, sendo objeto de estudo sobre a sua eficácia no tratamento de inflamações. “The estimation of the traditionally used yarrow (Achillea millefolium L. Asteraceae) oil extracts with anti-inflamatory potential in topical application“, publicado no Journal of Ethnopharmacology, analisou o uso tradicional de extratos de mil-folhas no tratamento de condições dermatológicas.

Na avaliação, foram realizados testes com a aplicação de óleo da planta em pele artificialmente irritada, durante 7 dias. Os resultados mostraram que o óleo foi eficaz em restaurar o pH e a hidratação da pele aos níveis anteriores à irritação, confirmando suas propriedades anti-inflamatórias e seu potencial no cuidado da pele.

2. Fortalece o sistema imunológico

As propriedades anti-inflamatórias da mil-folhas, associadas ao seu conteúdo de antioxidantes, vitaminas e minerais, também ajudam a fortalecer o sistema imunológico. Isso porque esses compostos auxiliam no combate a agentes patogênicos e protegem o organismo contra infecções. Além disso, a ação antioxidante da planta ajuda a neutralizar os radicais livres, prevenindo o estresse oxidativo e promovendo a saúde celular.

3. Auxilia no controle da ansiedade e estresse

A utilização da mil-folhas para ajudar no controle da ansiedade e do estresse é bastante popular. Segundo dados do estudo “Anxiolytic-like effects of acute and chronic treatment with Achillea millefolium L. extract“, publicado no Journal of Ethnopharmacology, que avaliou os efeitos do extrato hidroalcoólico das partes aéreas da mil-folhas em camundongos, a planta tem efeito semelhante aos medicamentos que reduzem a ansiedade e a tensão, e não apresentou tolerância após administração repetida de curto prazo. Contudo, o seu uso não deve substituir o tratamento e o acompanhamento médico.

A mil-folhas têm propriedades que ajudam a reduzir os desconfortos intestinais Imagem: New Africa | Shutterstock

4. Combate a indigestão

A mil-folhas possui compostos que atuam como antiespasmódicos, auxiliando no relaxamento dos músculos do trato gastrointestinal e reduzindo sintomas de desconforto, como gases. Além disso, as suas propriedades anti-inflamatórias aliviam a irritação no estômago e intestino, facilitando o processo digestivo.

Para combater a indigestão, uma infusão de mil-folhas pode ser uma opção eficaz, mas é preciso estar atento a dose média de consumo que, segundo dados do Centro Especializado em Plantas Aromáticas, Medicinais e Tóxicas (CEPLAMT), não deve ultrapassar o limite de 20 gramas por dia.

5. Alivia cólicas menstruais

Para mulheres que têm cólicas menstruais, a mil-folhas é uma ótima aliada. Isso porque as propriedades antiespasmódicas e anti-inflamatórias da planta ajudam a relaxar os músculos uterinos e reduzem a intensidade das contrações que causam as cólicas. Já o seu efeito calmante contribui para o alívio de outros sintomas associados à menstruação, como dor de cabeça e irritabilidade.

Como usar a planta mil-folhas

A planta mil-folhas pode ser utilizada de diversas maneiras, tanto em preparações culinárias, como saladas, sopas e sucos, quanto em tratamentos naturais. A forma mais comum de consumo é por meio de infusões, em que suas folhas secas ou frescas são mergulhadas em água quente por alguns minutos.

Além disso, é possível encontrar a planta em cápsulas, óleos essenciais ou até mesmo em cremes para uso tópico. Vale ressaltar que é fundamental consultar um especialista antes de iniciar qualquer tratamento com a planta, especialmente em casos de gestação ou condições de saúde preexistentes. Além disso, seu uso não deve substituir o tratamento e o acompanhamento médico.

Postagens relacionadas

Quem Somos

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

RADAR DO BRASIL  @2025 – Todos direitos reservados.